Como se alongar corretamente depois de praticar exercícios?

O alongamento é uma prática muito importante para os amantes de atividades físicas. Sua principal função é preparar a musculatura antes do exercício, para evitar lesões, problemas ortopédicos e dores.
Mas o que pouca gente sabe é que alongar-se é extremamente relevante principalmente após os treinos. Isso porque seu corpo precisa ser compensado em relação ao gasto extra de energia e ao esforço feito.
Quer saber como se alongar corretamente depois desse momento? Então confira esse artigo agora mesmo para algumas dicas importantes!
Como se alongar corretamente depois dos treinos?
O alongamento estático é uma das opções interessantes para o pós-treino. Ele envolve movimentos que devem ser mantidos por um tempo que pode variar de 15 a 60 segundos.
Após o treino, com o corpo ainda quente, se alongar proporciona um alívio quase que imediato, sendo ideal para se preparar inclusive para o descanso. Não exagere ou force muito ao se alongar. O indicado é que você se posicione de forma a sentir uma resposta dos músculos, evitando desconforto excessivo.
É preciso ter uma rotina?
Entender como se alongar corretamente depois de exercícios físicos significa ter consciência da importância de uma rotina. Isso porque é preciso aumentar, gradativamente, o tempo de cada posição de alongamento para que o corpo se acostume.
Comece marcando os segundos, conforme já indicado, para conduzir músculos e tendões. Depois, vá aumentando o tempo e faça o movimento pelo maior tempo que conseguir.
Se você estiver com algum incômodo após o treino, pode fazer o alongamento deitado em um colchonete com as costas retas no chão. Levante as pernas, apoie sobre o joelho e puxe. O mais importante é não deixar esse processo de lado nunca. Caso sinta necessidade, peça orientação a um profissional para evitar movimentos incorretos que resultem em dores.
Quais são os benefícios trazidos pela prática?
Agora que você já sabe como se alongar corretamente depois do treino, é hora de abordar os benefícios dessa prática. Em primeiro lugar, ele reduz os riscos de tensões musculares, muito comuns depois de sequências pesadas de exercícios.
Além disso, traz mais flexibilidade para o organismo, que volta mais preparado para uma atividade no dia seguinte. As dores comuns após a prática também diminuem cada vez mais por causa disso, uma vez que os músculos perdem a rigidez.
Por fim, vale pontuar que a postural corporal se ajusta e que o fluxo sanguíneo melhora muito mais. Ou seja, você passa a ter um padrão rítmico para seu corpo e muito mais resistência de forma geral.
Viu só que saber como se alongar corretamente depois do treino é essencial? Você só tem a ganhar, uma vez que o seu desempenho apresentará uma evolução incrível com esse cuidado.
É bom lembrar que, entre atividades e exercícios, também é preciso parar por um tempo. Sendo assim, que tal descobrir também qual é a importância do descanso entre treinos?
Compartilhe
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos!
Contate-nos


